segunda-feira, 12 de outubro de 2009


MÉRITO E ESCOLHA

184. O espírito pode escolher o novo mundo em que vai habitar?
-Nem sempre; mas pode pedir e obter o que deseja, se o merecer. Porque os mundos só são acessíveis aos espiritos de acordo com o grau de sua elevação. ( livro dos Espíritos - Allan Kardec)

As leis que regem a existência do espírito nas múltiplas Dimensões Espirituais são as mesmas que presidem os seus passos na Terra.
É o mérito que permite ao espírito efetuar as escolhas compatíveis com os seus anseios evolutivos.
A sua vida mental, através das conquistas efetuadas no âmago dele, se exterioriza ao seu redor, determinando, naturalmente, as condições em que vive no Plano para o qual se sente atraído.
Ele simplesmente não protocola reivindicações, como fazem os homens na Terra, solicitando que os seus processos sejam analisados por departamento competente, a fim de reencarnar em outras esferas...
Movido pela abnegação, é óbvio que pode decidir corporificar-se em mundos inferiores, com o propósito de auxiliar os que experienciam na retaguarda, todavia, quando se trata de subir, respirando nas faixas superiores, o mérito é fator preponderante, mesmo porque, neste ou naquele campo de aprendizado, ninguém revela justo aproveitamento das lições para as quais não esteja preparado.
Quem almeja edificar-se espiritualmente, alcançando culminâncias, carece alicerçar-se de modo conveniente. Jesus no-lo disse, quando afirmou que não se levanta construção sólida sobre terreno arenoso...
Ao contrário das leis humanas que, quase sempre, funcionam com base no favorecimento ilícito, as Leis Divinas são incorruptíveis.
Não há quem se promova à custa do esforço alheio e, diante da consciência, ninguém se apadrinha a não ser por suas próprias atitudes.
Deixando o corpo físico pela desencarnação, o espirito gravitará na órbita de seus interesses e aspirações, estabelecendo sintonia com aqueles que lhe constituem o grupo de afinidades.
Como o peixe poderia respirar fora dágua e o pássaro sobreviver no ambiente aquático?...
O espírito, onde quer que se encontre, faz jus ao seu habitat, que, repetimos, sempre será uma extensão dele mesmo - a matéria se lhe aglutinará à volta, de acordo com as idéias e emoções em que lhe estrutura o ser.
Assim sendo, que o homem encarnado comece, desde já, a construir o seu futuro espiritual, sem jamais esperar colher o que não haja semeado.
Não se olvide, ainda, que os Espíritos Superiores, qual acontece com Jesus, em relação a nós, não podem suprimir o aprendiz de suas provas, cabendo-lhes única e tão-somente encorajá-lo na luta e inspirá-lo nas decisões que evitem seu maior comprometimento cármico ou que permaneça, indefinidamente, estacionado à margem do caminho que o conduzirá aos Cimos.   
  (do livro Carma e Evolução - Carlos A. Bacelli/Irmão José)