quarta-feira, 30 de setembro de 2009

FRANCISCO DE ASSIS

No maravilhoso livro de JOÃO NUNES MAIA / MIRAMEZ   - FRANCISCO DE ASSIS ,  tem uma linda história que Francisco vivenciou :
´´Certa feita, estando Francisco de Assis em peregrinação pela cidade de Gubbio, ao norte de Assis, soube que a população daquela região estava  em desassossego, pois ali morava, nas  encostas de determinados penhascos, um lobo feroz...
Pai Francisco ouviu com paciencia, o apelo da população e prometeu fazer alguma coisa em benefício de todos...E Francisco como de costume, à noite, entrou em meditação e em oração ao Senhor... despertou do êxtase e sentiu o drama do velho lobo. E partiu para uma das gargantas do Monte Calvo, situado nos Apeninos. O grande animal, ao ouvir a voz cantante de um homem, saiu de seu esconderijo, talvez pensando em alimento e agua, esquelético e meio fraco. Vidrou os olhos no pequeno homem de Deus, e esse lhe falou mansamente:
- Irmão Lobo!...Que a paz seja contigo, seja feita a vontade de Deus e não a nossa! Eu sou de paz. Venho pedir-te em nome de Deus e de Jesus, que tenhas paciência, pois nada vai te faltar: água, comida e lugar seguro. Basta que tenhas um pouco de confiança nos homens, porque nem todos são violentos; muitos são bons e gostam de animais. Podes conviver em paz com eles e comer o mesmo que eles.
Espero que me ouças. Peço-te para ir comigo até eles e lhes pedirei para te atender nas tuas necessidades. Eu também sou um animal; nada tenho aqui para te dar, a não ser o meu carinho, mas prometo que te darei a amizade de todos, naquilo que possam te ofertar. As mães estão chorosas, temendo por seus filhos. Vem comigo, que serás compensado por Deus!
O lobo, a essa altura, já estava deitado aos pés de Francisco, roçando seu longo pescoço nas pernas do seu protetor, submetendo-se com confiança. Este ajoelhou-se, pos-lhe as mãos sobre a atormentada cabeça e agradeceu a Deus pela nova amizade. Ao lado dos dois estava uma pequena falange de espíritos da natureza, alguns na forma de animais, festejando aquela aliança no sentido de despertar nos homens, o amor para com os animais, e nestes, o amor para com aqueles. ..``

Esse livro  nos deixa bem emocionados, até as lágrimas, porque nos mostra o poder do Amor. Leiam é simplesmente maravilhoso.