quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Não Basta

Insistimos: somente fortalecendo a vontade contra o mal, através de persistente e continuado esforço no Bem, o espírito empreenderá mudanças definitivas no âmago de si.
O anseio de renovação íntima não se concretiza para aquele que não se empenha ao máximo, perseguindo, dia após dia, de encarnação a encarnação, o objetivo que almeja.
Conforme dissemos alhures, espíritos existem que, sem determinação sincera em seus novos propósitos existenciais, terminam sucubindo à influência daqueles que não recuam em seus propósitos de prejudicá-los.
Por este  motivo, a maioria patina nas sendas da evolução, sem que, durante várias existências no corpo, consiga sair do lugar, estagnando-se em suas conquistas.
O espírito que já alcançou alguma lucidez e vislumbrou, ainda que timidamente, a luz da Verdade não mais consegue comprazer-se na mesmice, à ilusória sombra da vida material.
Suportando um ou outro revés, jamais desiste da luta, na qual, à medida que se lhe fragilizam as forças físicas, espiritualmente se robustece.
Todo o que se interessa pelas questões pertinentes ao seu crescimento de espirito deve elaborar uma agenda de prioridades neste sentido e cumprí-la à risca, distanciando-se gradativamente, das ocupações mundanas que o debilitam.
Pequena concessão às trevas pode significar voluntário afastamento da luz por tempo indeterminado.
Ninguém nada deve facilitar às suas imperfeições, sob pena de desprender-se da altura em que os seus pés não se encontram solidamente apoiados.
O trabalho na caridade, em que o Senhor nos admite como somos e com o que temos, é nosso refúgio divino, em que nos abrigamos contra o assédio da tentação.
Todavia, se não nos encontrarmos de mente e coração ligados às Esferas Mais Altas, mesmo dentro dele poderemos encontrar ensejo de cair...
Muitos se lançam uns contra os outros, em guerras fratricidas, com uma prece nos lábios e armas na mão!
Que o homem não faça o seu desejo de transformação moral depender deste ou daquele companheiro que, em suas oscilações de vontade, dificilmente deixará de decepcioná-lo e, assim, arrastá-lo para baixo...
Jesus Cristo é o único ponto de referência espiritual confiável para a Humanidade!
Se precisamos de fixar em alguém os nossos esforços de redenção, a fim de que nos sintamos sempre motivados a seguir adiante, nos fixemos Nele - exclusivamente Nele!
-Como fizeram e têm feito todos aqueles que, superando a sua própria humanidade, se tornam dignos de nossa admiração e respeito.

                                                                                           Irmão José