quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Depressão: Tempo de Colheita no Campo do Espírito

Em síntese, nosso amor ao semelhante deve ser tal que nos permita desejar para o outro a mesma posição de glórias e exaltações que buscamos para engrandecer-nos. Tornar superior o outro sem pretender diminuí-lo para que cresçamos. Esta é a Lei, o desiderato que ainda não atingimos, mas que a evolução nos convoca a conquistar o mais rápido possível. Somente com a prática desse real amor ao semelhante seremos verdadeiramente grandes e felizes. Enquanto tal não se dá, colheremos decepções e amarguras, em forma de enfermidades que oprimem o nosso eu, coagindo-nos à diminuição das satisfações e dos valores erroneamente acumulados.
- Já somos capazes de inibir a maldade de nossas ações contra os semelhantes, facilitar a vida daqueles que sofrem e compartilhar os bens que nos sobram, mas não atingimos ainda a condição de ceder a importância que nos cabe em favor do outro...
- Ambicionamos ainda ser maiores do que os outros, eis o problema a ser superado e Jesus cuidou de identificá-lo com precisão. Entretecemos uma sociedade de competições, baseada na ambição. Por herança do mundo animal ainda fazemos do campo da vida um palco de permanentes rivalidades. E, comumente, se não conseguimos superar os outros,  fazemo-los pequenos, deprimindo-os pelo desprezo, pela calúnia ou, pior ainda, exterminando-os. Somente seremos verdadeiramente grandes quando aprendermos a engrandecer o próximo sem deprimi-lo em prol da nossa própria vaidade. Enquanto não assimilarmos esta lição que a Lei nos pede com insistência, estaremos predipostos à colheita de nossas depressões, forjando-nos à humildade, ainda que indesejada. Se menosprezamos os outros, somos coibidos, pelo sofrimento depressivo, a menoscabar a nós mesmos, comprometendo a própria auto-estima na exata medida da desvalorização imposta aos demais.

Do livro Ícaro Redimido - de Gilson T. Freire/Adamastor

Leiam este livro é maravilhoso.

Um comentário:

Gislene disse...

NOSSA! BEM PROFUNDO ESTE TEXTO, NÉ ELIZABETH...
ÁS VEZES SE ENTRA EM DEPRESSÃO E NÃO SE SABE A CAUSA...
ELA TEM RAÍZES PROFUNDAS, EM NÓS MESMOS...
A MUDANÇA REAL DE ATITUDES FRENTE AO OUTRO, OU, A TENTATIVA DE MUDAR POR VONTADE PRÓPRIA EM RELAÇÃO AO PRÓXIMO, SEM DÚVIDA, É UM DOS CAMINHOS QUE NOS LEVARÁ À PAZ, À TRANQUILIDADE, À AMIZADE, À DEUS...
MUITOS BEIJOS,
DA AMIGA DE SEMPRE GISLENE.
PS. ELIZABETH, EU ME LEMBREI DO NOME DO MÉDIUM RAUL TEIXEIRA, MÁS, ME ESQUECI DO NOME DO FILME,RSRSRSR! VIU COMO NÃO É SÓ VOCÊ E A MAMÃE,RSRSRSR!
DEPOIS VOCÊ ME PASSA OK!
BEIJÃO, ATÉ...